De acordo com o site Dicionário Informal o termo desafinar significa tocar ou cantar a nota musical em desacordo com os instrumentos ou as demais vozes.
Talvez você de forma educada e bem leve pense " o cara não leva jeito, ou noooossssaaa, que cara ruim!!!" Tudo isso delicadamente, é claro!
Bom, vamos às explicações das causas. Primeiramente vamos às técnicas que causam a desafinação, ou melhor, vamos falar da falta de técnica..rs
1. Má articulação - posicionamento da língua na formação da vogal;
3. falta de controle do mecanismo respiratório e relaxamento do apoio prejudicando principalmente em notas agudas;
4. fechamento da "garganta" em notas agudas, não permitindo que haja a passagem da voz de peito para a voz de cabeça (não deixa de ser má formação da vogal, porém em notas agudas, posicionando a língua na parte posterior da boca, quase que batendo no palato mole);
Outras possibilidades:
5. Falta de preparo (controle) da musculatura laríngea que trabalha com mais intensidade nos agudos;
6. Algum problema relacionado à audição o cantor, se ele não consegue receber a referência sonora da maneira correta, como irá interpretar esse som? Por isso a importância de realizar com rotina o exame de audiometria (otorrinolaringologista);
7. Problemas técnicos relacionados ao ambiente - falta ou deficiência de retorno para a voz - ambiente com péssima qualidade acústica.
8. Algum problema social relacionado à expressividade do indivíduo no seu cotidiano (se sentir reprimido, medo de falar em público, dificuldade de expressar ideias e sentimentos, por exemplo) - para saber mais sobre esse tipo de problema dê uma conferida na aba pesquisar do blog e digite emoções, com certeza já falei sobre isso aqui no blog)
Como deu para perceber, são várias as causas de "uma boa desafinada", antes de criticar aquele "ser humaninho" que passa vergonha muitas vezes, melhor pensar nisso tudo!rs.. E, quem sabe, tentar compreender a situação em que ele se encontra e talvez lhe mostrar o caminho da luz..rs
Bom, é claro que existem outras possibilidades que se eu fosse listar aqui poderia tornar este post técnico demais, mas já deve ter dado uma clareada nas ideias sobre o assunto.
E para corrigir isso? Existe alguma técnica... algum exercício?
Vamos lá, primeiramente precisa ficar claro a importância de um profissional da voz, capacitado e com amplo conhecimento para tentar lhe ajudar nas questões técnicas. Sobre as questão psicológicas, somente um Psicopedagogo Especialista em Voz é capaz de lhe auxiliar e mostrar o melhor caminho a seguir, se será necessária alguma intervenção com tratamento com Psicólogo ou não, muitas vezes uma boa conversa sobre essa dificuldade já é um bom direcionamento (a voz é reflexo do ser humano em toda a sua complexidade).
Qualquer dúvida ou comentário sobre este post, pode deixar logo abaixo, se tiver alguma sugestão para um futuro post, use a parte do ENTRE EM CONTATO (lá embaixo..rs)
Mais uma ótima matéria. Parabéns Tato, e obrigado por nos orientar!!!
ResponderExcluirOlá Michel, eu que agradeço por estar acompanhando! =)
ExcluirQue Deus te abençoe!
Muito bom, aprendendo muito👏👏👏
ResponderExcluirQue bom, fico feliz! Continue estudando!
ExcluirÓtima matéria Tato!! Queria saber se quem tem desvio de septo, tem mais dificuldades para cantar?
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirEntão, até onde sei, não conheço um trabalho científico que trate o desvio de septo e o cantar. Porém, pela experiência prática, o aluno pode cantar normalmente. Geralmente são alunos que inicialmente já apresentam a voz com foco nasal, mas com um trabalho específico o equilíbrio na emissão vocal pode ser alcançado.
Bom dia Tato hoje não vou estudar
ResponderExcluirMas venho me esforçando para aprende
Só não vou estudar hoje estou em reflexão
Um bom dia pra vc.
Olá, é bom ficar em reflexão sim.
ExcluirBons estudos e até mais!