O cérebro é o HD ou o cartão de memória do corpo humano, digamos assim, nele estão todas as informações importantes para desempenharmos qualquer atividade, inclusive as nossas reações frente às situações vivenciadas no dia à dia, que são reflexo da nossa interpretação somadas ao nosso repertório de experiências, por isso é possível que tenhamos mais de uma reação à uma situação repetida, pois cada experiência aumenta nosso repertório e por isso sempre saímos diferentes de cada situação. Acho que valeu como introdução, vamos prosseguir...
Lembra que no post anterior eu falei que o nosso desempenho é influenciado pelo nosso estado emocional? Dei apenas o exemplo da emoção "raiva", na qual o sangue flui para as mãos, por isso a primeira reação é bater... lembrou? Então, não são apenas as emoções negativas que influenciam o nosso desempenho, mas as positivas também, porém, isso veremos em outro momento, voltemos ao assunto deste post. rs
É de grande importância entendermos que o nosso corpo é matéria, e, por consequência, a música também é.
Como assim?
Simples, uma pausa para uma música de trailler de filme de ação... enquanto você toca violão, bateria, ou canta, você está movimentando o ar! Se não tem ar, não tem som!
Calma que não perdi o foco do assunto, vamos às associações para ficar bem fácil a compreensão.
Imagine um violão (acústico e não aquele que é só o esqueleto ou o maciço), ele tem som por ter uma abertura no tampo frontal, certo? Se você obstruir aquela saída de ar com um pano (ou outra coisa qualquer), o que acontece? O som ficará super baixo, sem acústica alguma, agora imagine você "tocador" de guitarra, sanfona.... cantor.. seja lá o que for, se você estiver emocionalmente abalado (raiva, tristeza...), essa sensação atuará como um pano prejudicando o seu desempenho, "tendeu"?
A emoção atua como um pano que atrapalha o movimento do ar (música), independente do instrumento. Aí vem a importância do alongamento... relaxamento antes de utilizar o seu talento.
O alongamento atua preparando o seu corpo para alguma atividade e o relaxamento prepara o terreno para movimentarmos o ar (música) sem alguma interferência, por isso que fique bem claro, relaxe e movimente o ar, ops.. faça música!!!
Mas e o HD? Ou melhor, o cérebro, onde entra nessa história?
Como já foi falado no post anterior, há um equilíbrio entre os químicos cerebrais e hormônios que faz com que as emoções tomem conta, ou não, das nossas atitudes, e, ao trabalharmos frequentemente a questão do relaxamento, estamos favorecendo este equilíbrio de forma super positiva.
O que é relaxar, como relaxar?
Tem diversas formas de fazer relaxamento, vamos falar disso em um post futuro, ok?
Espero ter ajudado e é claro que isso é muito pano, ops, pano não porque pano abafa o som.. rsrs.. isso é apenas a ponta do iceberg sobre o assunto.
Comentários
Postar um comentário