É muito comum me deparar com pessoas que acham que não apresentam aptidão para desenvolver o canto de uma maneira, no mínimo, agradável aos ouvidos alheios. E não é por menos! Criou-se uma cultura de que só canta quem "nasce" com o "dom" é capaz de fazê-lo, como se fosse algo sobrenatural, apenas os iluminados podem fazer isso, e, talvez você sinta que entrou na fila errada, mas pense comigo, será que até o passarinho entrou na fila certa?
Bom, vamos esclarecer alguns pontos importantes, a fala expressa sentimentos, emoções, ideias, e, para que haja uma boa conversa, é preciso saber se expressar, saber transformar em palavras, gestos, expressões faciais, assim fica mais fácil para quem está participando da conversa compreender o que está sendo falado. Ok! Fechamos um ponto, vamos ao outro.
A música é uma extensão da expressão humana, usamos a música para demonstrar nosso sentimento por alguém por exemplo, "eu sei que vou te amar, por toda a minha vida..." diz um apaixonado para a sua amada, aproveitamos a poesia contida na canção para apresentar um sentimento, ou, usamos a música para demonstrar a alegria de um determinado momento e soltamos o volume no máximo para mostrar para o mundo a nossa felicidade, quem nunca...?! Portanto, faz parte da expressão, não somente a música, mas toda forma de arte exprime algo ou alguma coisa ligada ao ser humano.
Beleza, entendi, mas e o canto? Posso cantar bem?
Bom, se você tem voz, não apresenta alguma alteração congênita que limita a emissão vocal ou alguma deficiência auditiva, lhe respondo, com toda certeza que sim! Cantar não é um dom, cantar faz parte da expressão humana.
Facilidade em aprender, (significado da palavra dom), não lhe tira o mérito de ter capacidade para aprender algo, se você tem dificuldade de afinação, isso não quer dizer que você não irá cantar bem. Ao realizar um trabalho específico para a superação da sua dificuldade, que pode ser técnica (má articulação, por exemplo) ou até mesmo emocional, sim, eu disse emocional, se você tiver alguma questão emocional que lhe prejudique na relação com o outro, esse problema pode ser expresso no canto de forma inconsciente, claro, será necessário um trabalho interdisciplinar de um bom professor de canto, um psicopedagogo vocal e talvez um fonoaudiólogo para a compreensão do seu caso.
Saiba o que é um psicopedagogo vocal clicando aqui.
Saiba o que é um psicopedagogo vocal clicando aqui.
Caso você queira se aperfeiçoar nas técnicas vocais,
entre em contato comigo CLICANDO AQUI.
Ótima matéria Tato!!!
ResponderExcluirMto importante ter esta consciência que somos capazes de conseguir desenvolver um bom cantar, e não apenas somente quem nasceu para isso.
Mas claro, que precisa de dedicação de cada um.
Abs,
Michel Torres
Obrigado pelo comentário Michel...
ExcluirSim, sim... até para quem nasceu com essa facilidade em aprender é preciso dedicação para desenvolver tal habilidade.
Abs