E aí galera, beleza? Então, pensei muito sobre falar sobre esse assunto ainda novo no meio musical, para falar a verdade, não sei quantos atuam nessa área que é muito interessante, por sinal.
Não sei se sabem, sou formado em Técnica Vocal pelo EMT, em Licenciatura em Música e em Psicopedagogia pela Unisantos, e, para iniciar essa conversa, acredito que seja mais fácil, antes de tudo, explicar o que um Psicopedagogo faz, vamos lá!
Psicopedagogia, como o nome já sugere, é uma mistura de Psicologia com Pedagogia (explicando de uma maneira bem grosseira, porém funcional..rs). Ela atua tanto em casos clínicos como institucionais, quando em casos clínicos, podemos citar a dificuldade de aprendizagem, o psicopedagogo procura identificar qual é o motivo da existência dessa dificuldade, se é algo ligado ao ambiente ou emocional, por exemplo. Da mesma forma quando em uma situação institucional, procura-se identificar qual é o motivo de determinado setor não conseguir alcançar o resultado esperado, um problema administrativo ou de relacionamento entre seus funcionários, por exemplo. E, em ambos os casos, clínico ou institucional, o psicopedagogo utiliza de seus conhecimentos pedagógicos e psicológicos (incluindo a neurociência) para identificar e direcionar o indivíduo ou a instituição para a normalidade. Bom, acho que deu para entender.
Agora vamos ao real assunto, e o Psicopedagogo Vocal, o que faz? Simples, eu procuro identificar os padrões de aprendizagem e a partir disso mapeio as dificuldades apresentadas pelos meus alunos, muitas vezes, essas dificuldades estão ligadas à questões técnicas, e, uma boa parte da dificuldade apresentadas por eles, está ligada à fatores emocionais.
Como eu faço isso? Não é tão difícil como parece..rs.. é só uma questão de observação, um bom repertório de ensino, ou seja, saber ensinar a mesma coisa de diversas maneiras e saber conduzir as conversas, que normalmente surgem ao longo das aulas, para que se tenha o material necessário para a identificação do motivo da tal dificuldade apresentada.
A música é um meio de expressão do ser humano, por isso quando estamos felizes cantamos músicas alegres, quando estamos tristes nos martirizamos ouvindo All by myself..rsrsrsrs.. usamos a música para demonstrar o que estamos sentindo.
E a voz? A voz é algo fantástico, alteramos toda a formação do trato vocal gerando uma acústica vocal para cada emoção, somos um resultado da relação entre músculos, hormônios e químicos cerebrais que atuam de forma determinante no resultado final da voz, detalhe, estou falando apenas da voz!!! Ainda há quem diga que Deus não existe!!!
A minha formação me permite atuar apenas com cantores, por ter direcionado todas as pesquisas acadêmicas para este lado, mas partindo disso, é claro que há uma relação neurociência-psicológica-técnica com dificuldades na execução de outros instrumentos, é questão de dedicação nas pesquisas. Aí você pode estar pensando, você coloca isso em prática? E eu lhe respondo, sempre!!!
Para saber mais, leia o artigo acadêmico que escrevi disponível em: http://licencamusical.blogspot.com.br/2015/09/psicopedagogia-e-tecnica-vocal.html
Caso você queira se aperfeiçoar nas técnicas vocais,
entre em contato comigo CLICANDO AQUI.
Comentários
Postar um comentário