Pular para o conteúdo principal

ATÉ ONDE VOCÊ CONHECE A SUA VOZ?


É algo comum acontecer, pessoas que mal conhecem a própria voz cantando e fazendo com que a experiência de quem a ouve não seja lá uma boa coisa.
Acredito que no cantar devemos conseguir realizar algo fantástico, que é unir o nosso subconsciente com o consciente, mas como se dá isso?
Através do processo respiratório, que é um ato inconsciente enquanto utilizamos a voz falada, não é preciso pensar para respirar.... "1 minuto, já te respondo, estou respirando!" Ninguém faz isso!!! Respirar é algo que nos acompanha até o final da vida, ainda bem..rs. É um ato inconsciente, também, porque independente da emoção que estejamos sentindo, ela se demonstra alterada e passa a ser uma das características daquele sentimento. 
Já na voz cantada, a respiração é controlada, ou melhor, ela precisa ser controlada para que seja possível realizar da melhor maneira possível determinado fraseado, para ter uma voz com melhor qualidade projetiva... enfim.. para cantar no mínimo direitinho!rs
Até onde você conhece a sua voz? Até que ponto o que você considera lindo, maravilhoso, é agradável à quem te ouve? São duas perguntas cruéis, pois ninguém gosta de ser julgado, muito menos o cantor. Como dói ouvir um... "não tá legal, mano"... ou, "e esse glissando aí?"... e na pior das hipóteses.. "essa voz de pato gripado, tem jeito?"
Talvez você não tenha ouvido nada disso, mas há uma possibilidade de terem comentado a respeito, e agora?
Caso você seja um "cantor humilde", é importante estudar, é bom para você, pois irá desenvolver a habilidade do canto de uma maneira saudável e com certeza gratificante e será melhor ainda para quem te ouve, pois, acredite, com conhecimento técnico, a voz tende à ficar mais equilibrada e com uma qualidade acima do que antes era considerado lindo, maravilhoso.
Mas se você for um "CANTOR" cheio de si, continue fazendo excelentes melismas destoados, drives cheios de garganta e agudos apertados e torça para ter a mesma voz daqui à 10 anos!
(não sei se perceberam, mas em dois parágrafos eu, genialmente, falei de coisas positivas ao estudar e negativas sem estudar!rs)
Ah, mas eu não tenho condições para isso...
Ah, mas eu não tenho condições para aquilo...
Ah...
Ah....
São tantos "ahs" que poderiam ser colocados como exemplos, mas te darei apenas dois motivos kkkk para utilizar estes "ahs" em vocalizes: VOCÊ! A vida é apenas uma, não se sabe o dia de amanhã e digo mais, qual é a sua razão de cantar? Faça o melhor possível! Aprenda a conhecer a sua voz, os seus limites e o fundamental, procure um profissional da voz que lhe ajude à superar suas dificuldades e anseios musicais. E o outro motivo: OS OUTROS! Se você ama o que faz e gosta de cantar para te ouvirem, nada mais justo do que proporcionar excelentes experiências aos que te ouvirem, correto?

Caso você queira se aperfeiçoar nas técnicas vocais,
entre em contato comigo CLICANDO AQUI.


Comentários

  1. Interessante,são coisas realmente que precisa ks estar atentos porque nossa voz precisa de cuidados, cantar sem técnica vocal é preocupante pois podemos prejudicar nossa voz! Minha professora de canto sempre diz que devemos conhecer o nosso limite, forçar acaba criando calo, entre outras coisas que nós sabemos que com o passar do tempo podemos ficar sem voz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Franciele, obrigado pelo comentário!
      Sim, sim... em breve começarei a abordar questões técnicas e sobre como o seu mal uso ou o seu não uso pode prejudicar não somente o desempenho, mas a durabilidade de todo o aparelho fonatório.

      Excluir
  2. Interessante,são coisas realmente que precisa ks estar atentos porque nossa voz precisa de cuidados, cantar sem técnica vocal é preocupante pois podemos prejudicar nossa voz! Minha professora de canto sempre diz que devemos conhecer o nosso limite, forçar acaba criando calo, entre outras coisas que nós sabemos que com o passar do tempo podemos ficar sem voz!

    ResponderExcluir
  3. Boa matéria Tato, parabéns!!! é importante conheceremos os nossos limites como em tudo na vida, no canto, quando nos preocupamos em estudar e aprender de forma correta as coisas chegamos longe. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você tem razão, a vontade de fazer algo bem feito nos faz buscar conhecer nossos limites, e essa busca nos torna melhores, com certeza.
      Obrigado pelo comentário, que Deus te abençoe e até mais!

      Excluir
  4. Tato, excelente matéria. O que você relata é a mais pura verdade. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cristiano, tenho utilizado a experiência para escrever as postagens, além das pesquisas acadêmicas que comprovam essa experiência.
      Que Deus te abençoe e até mais!

      Excluir
  5. Depois de aprender algumas técnicas, já consigo aceitar a minha a voz... e procurar fazer o melhor dentro das minhas possibilidades vocais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cida, obrigado pelo comentário. Que bom, a técnica nos ajuda na compreensão dos nossos limites e como utilizar a voz da maneira correta para que esses limites não sejam barreiras para se cantar bem. Parabéns!

      Excluir
  6. Depois de aprender algumas técnicas, já consigo aceitar a minha a voz... e procurar fazer o melhor dentro das minhas possibilidades vocais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

8 MOTIVOS PARA DESAFINAR

De acordo com o site Dicionário Informal o termo desafinar significa  tocar ou cantar a nota musical em desacordo com os instrumentos ou as demais vozes. Talvez você de forma educada e bem leve pense " o cara não leva jeito, ou noooossssaaa, que cara ruim!!!" Tudo isso delicadamente, é claro! Bom, vamos às explicações das causas. Primeiramente vamos às técnicas que causam a desafinação, ou melhor, vamos falar da falta de técnica..rs 1. Má articulação - posicionamento da língua na formação da vogal; 2. Má articulação - posicionamento errado da língua na formação da consoante, prejudicando a sonoridade da vogal; 3. falta de controle do mecanismo respiratório e relaxamento do apoio prejudicando principalmente em notas agudas; 4. fechamento da "garganta" em notas agudas, não permitindo que haja a passagem da voz de peito para a voz de cabeça (não deixa de ser má formação da vogal, porém em notas agudas, posicionando a língua na parte posterior d...

AQUECIMENTO VOCAL - O QUE NÃO TE CONTAM

Uma das coisas mais interessantes para desmistificar no aluno iniciante é sobre como o aquecimento vocal se torna irrelevante quando utilizado de forma incorreta, tantas pessoas que cantam há tanto tempo não tem conhecimento do que é e para que serve um exercício e outro, e, com o tempo, muitos deixam de lado essa prática que tanto benefício traz ao que canta, por diversos motivos, mas, talvez, o principal deles é pensar que sua voz não é especial, o que não é verdade.  Deixei dois vídeos sobre a importância do aquecimento vocal para você curtir e compartilhar, são vídeos curtinhos, mas que com certeza lhe trarão alguma novidade interessante. São dicas de quem já desenvolve a voz de várias pessoas profissionalmente há mais 15 anos. Assista logo, em breve eles não farão mais parte do conteúdo gratuito e sim de um curso que estou desenvolvendo. Bons estudos!!! No próximo vídeo faço um react a mim mesmo cantando a música Sem Você (Rosa de Saron) utilizando algumas das técnicas vocais...

HARMONIA VOCAL X SOLO

Uma boa parceria nasce de uma compreensão do espaço que cada um tem e como utilizar a unidade para fazer com que algo possa ser potencializado, na música não é diferente e é sobre isso que iremos refletir nesta postagem, não tem como uma harmonia funcionar bem se ela não entende que as regras servem para engrandecer uma mensagem . Os meus alunos sempre me ouvem dizer sobre a qualidade desta dupla, Marcos e Belluti são referência técnica tanto na questão individual quanto na hormonia, isso é inquestionável. Como já dito em outras postagens, é de extrema importância o saber ouvir para saber se posicionar, como a primeira voz se posiciona me dirá como e quais os espaços posso preencher, pois como uma conversa é necessário compreender até que ponto posso ir sem prejudicar o espaço do outro, caso contrário o diálogo é interrompido e no caso da música, a harmonia é prejudicada, havendo desencontros que podem ir da falha rítmica das palavras até a um timbre desajustado, resumindo: não acontec...