Pular para o conteúdo principal

E AGORA? ESTOU EM PROCESSO DE SIMBIOSE MUSICAL!!!

Todos temos aquele dia que parece que dá tudo errado, que é melhor ficar quieto porque se abrir a boca para falar um A o outro entende o alfabeto inteiro errado, e, acabamos levando essa sensação de que tudo está errado para a nossa atividade extracurricular, hobby, trabalho, amadorismo ou sei lá como você chama aquilo que você faz.... música!rs

Tem dias que parece que "não rola", mas o que fazer?
Bom, primeiramente, vamos começar do início: música é matéria!!! A partir do momento em que você precisa do ar para fazer algo, de que é necessário gastar uma energia para ter algum resultado, você está conferindo à aquela atividade o título de objeto concreto, que pode ser manipulado por ser concreto, ou seja, a música é matéria, o canto é matéria!
Mas como o que canto é matéria? O canto precisa de ar.. respiração, pulmão... conectou as ideias?rs

Piaget nos diz que o indivíduo só aprende algo quando ele estabelece uma relação com o objeto. 

Se o canto (música em geral) é matéria, ela pode ser manipulada através do conhecimento técnico, controle do mecanismo respiratório ou articulação, por exemplo, alterando estes dois mecanismos poderemos obter resultados diferentes, pois estamos manipulando o fluxo ou intensidade do ar que faz gerar a voz. 
Porém, quando não temos controle da matéria (ar) que nos auxiliará na manipulação da matéria, não teremos uma real relação com o objeto (canto, música), assim, qualquer problema externo ao nosso corpo, incluindo emoções, serão como uma enxurrada de barreiras para não conseguir desempenhar bem o ofício musical.
Mas peareeee.... por que colocar as emoções como fator externo?
Simples, as emoções são geradas por fatores externos ao nosso corpo, geralmente por situações ou estados (ninguém fica triste sem motivo, ou tem uma causa ou tem uma falta - que não deixa de ser causa).
Essa "mistureba" que a maioria das pessoas fazem, irei chamar de SIMBIOSE MUSICAL, que é quando seu lado pessoal, que é influenciado pelas emoções e por toda complexidade que lhe compõe enquanto ser humano se mistura à situação ou emoção que esteja vivenciando, assim, lhe prejudicando não somente no canto, ou no fazer música no geral, mas no desempenho de outras atividades também.
O que eu posso fazer para que essa simbiose musical não ocorra?

Estude muito, é a primeira sugestão, só com o conhecimento de todos os mecanismos envolvidos na produção da voz você terá controle o suficiente sobre a matéria (ar) para controlar em situações  emocionais adversas e também, lhe auxiliará na execução com maestria além de preservará sua voz ativa e com qualidade durante muito tempo.

Segunda sugestão, leia os posts anteriores em que falei sobre a influência da emoção no fazer música (clique aqui para ler o artigo), o controle emocional também é fator importante para que não ocorra a simbiose musical.

Caso você queira se aperfeiçoar nas técnicas vocais,
entre em contato comigo CLICANDO AQUI.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

8 MOTIVOS PARA DESAFINAR

De acordo com o site Dicionário Informal o termo desafinar significa  tocar ou cantar a nota musical em desacordo com os instrumentos ou as demais vozes. Talvez você de forma educada e bem leve pense " o cara não leva jeito, ou noooossssaaa, que cara ruim!!!" Tudo isso delicadamente, é claro! Bom, vamos às explicações das causas. Primeiramente vamos às técnicas que causam a desafinação, ou melhor, vamos falar da falta de técnica..rs 1. Má articulação - posicionamento da língua na formação da vogal; 2. Má articulação - posicionamento errado da língua na formação da consoante, prejudicando a sonoridade da vogal; 3. falta de controle do mecanismo respiratório e relaxamento do apoio prejudicando principalmente em notas agudas; 4. fechamento da "garganta" em notas agudas, não permitindo que haja a passagem da voz de peito para a voz de cabeça (não deixa de ser má formação da vogal, porém em notas agudas, posicionando a língua na parte posterior d...

AQUECIMENTO VOCAL - O QUE NÃO TE CONTAM

Uma das coisas mais interessantes para desmistificar no aluno iniciante é sobre como o aquecimento vocal se torna irrelevante quando utilizado de forma incorreta, tantas pessoas que cantam há tanto tempo não tem conhecimento do que é e para que serve um exercício e outro, e, com o tempo, muitos deixam de lado essa prática que tanto benefício traz ao que canta, por diversos motivos, mas, talvez, o principal deles é pensar que sua voz não é especial, o que não é verdade.  Deixei dois vídeos sobre a importância do aquecimento vocal para você curtir e compartilhar, são vídeos curtinhos, mas que com certeza lhe trarão alguma novidade interessante. São dicas de quem já desenvolve a voz de várias pessoas profissionalmente há mais 15 anos. Assista logo, em breve eles não farão mais parte do conteúdo gratuito e sim de um curso que estou desenvolvendo. Bons estudos!!! No próximo vídeo faço um react a mim mesmo cantando a música Sem Você (Rosa de Saron) utilizando algumas das técnicas vocais...

HARMONIA VOCAL X SOLO

Uma boa parceria nasce de uma compreensão do espaço que cada um tem e como utilizar a unidade para fazer com que algo possa ser potencializado, na música não é diferente e é sobre isso que iremos refletir nesta postagem, não tem como uma harmonia funcionar bem se ela não entende que as regras servem para engrandecer uma mensagem . Os meus alunos sempre me ouvem dizer sobre a qualidade desta dupla, Marcos e Belluti são referência técnica tanto na questão individual quanto na hormonia, isso é inquestionável. Como já dito em outras postagens, é de extrema importância o saber ouvir para saber se posicionar, como a primeira voz se posiciona me dirá como e quais os espaços posso preencher, pois como uma conversa é necessário compreender até que ponto posso ir sem prejudicar o espaço do outro, caso contrário o diálogo é interrompido e no caso da música, a harmonia é prejudicada, havendo desencontros que podem ir da falha rítmica das palavras até a um timbre desajustado, resumindo: não acontec...