Todos temos aquele dia que parece que dá tudo errado, que é melhor ficar quieto porque se abrir a boca para falar um A o outro entende o alfabeto inteiro errado, e, acabamos levando essa sensação de que tudo está errado para a nossa atividade extracurricular, hobby, trabalho, amadorismo ou sei lá como você chama aquilo que você faz.... música!rs
Tem dias que parece que "não rola", mas o que fazer?
Bom, primeiramente, vamos começar do início: música é matéria!!! A partir do momento em que você precisa do ar para fazer algo, de que é necessário gastar uma energia para ter algum resultado, você está conferindo à aquela atividade o título de objeto concreto, que pode ser manipulado por ser concreto, ou seja, a música é matéria, o canto é matéria!
Mas como o que canto é matéria? O canto precisa de ar.. respiração, pulmão... conectou as ideias?rs
Piaget nos diz que o indivíduo só aprende algo quando ele estabelece uma relação com o objeto.
Se o canto (música em geral) é matéria, ela pode ser manipulada através do conhecimento técnico, controle do mecanismo respiratório ou articulação, por exemplo, alterando estes dois mecanismos poderemos obter resultados diferentes, pois estamos manipulando o fluxo ou intensidade do ar que faz gerar a voz.
Porém, quando não temos controle da matéria (ar) que nos auxiliará na manipulação da matéria, não teremos uma real relação com o objeto (canto, música), assim, qualquer problema externo ao nosso corpo, incluindo emoções, serão como uma enxurrada de barreiras para não conseguir desempenhar bem o ofício musical.
Mas peareeee.... por que colocar as emoções como fator externo?
Simples, as emoções são geradas por fatores externos ao nosso corpo, geralmente por situações ou estados (ninguém fica triste sem motivo, ou tem uma causa ou tem uma falta - que não deixa de ser causa).
Essa "mistureba" que a maioria das pessoas fazem, irei chamar de SIMBIOSE MUSICAL, que é quando seu lado pessoal, que é influenciado pelas emoções e por toda complexidade que lhe compõe enquanto ser humano se mistura à situação ou emoção que esteja vivenciando, assim, lhe prejudicando não somente no canto, ou no fazer música no geral, mas no desempenho de outras atividades também.
O que eu posso fazer para que essa simbiose musical não ocorra?
Show 👏👏👏✊
ResponderExcluirObrigado pelo comentário Maria =)
ExcluirShow 👏👏👏✊
ResponderExcluir👏👏👏👏 só li verdades!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário Franciele =)
Excluir👏👏👏
ResponderExcluir=)
Excluir