É muito comum ouvirmos determinado cantor ou cantora e não conseguirmos imaginá-los em outro estilo de música, mas e você, sabe qual é o melhor estilo para o seu tipo de voz?
Bom, já falei em posts passados sobre a música ser uma extensão da fala e sobre a importância em saber a sua extensão vocal e, para este post, nada mais justo do que unir os dois assuntos já abordados para formar um só.
O tipo de música ideal para a sua voz estará ligado primeiramente à sua experiência de vida, onde o que se ouviu desde a infância formou a sua musicalidade se tornando a sua referência somada ao que conheceu ou está conhecendo ainda atualmente. Isso tudo forma a sua influência, será à partir disso que já conseguiremos dizer o que não deve fazer parte do seu repertório, não por falta de capacidade técnica, mas por falta de verdade! Soaria mentiroso em todos os aspectos, a falta de conexão entre o intérprete e a obra pelo fato de um não fazer parte da vida do outro.
"Não tem como construir um significado para aquele objeto que não é conhecido".
O objeto, no caso, é o estilo que trás toda uma história que compõe as características de composição e execução, que, muitas vezes, não sabemos, mas compreendemos pelo simples fato de ter aquela referência desde cedo, ou, para os profissionais, aquela fase de pesquisa musical onde é preciso ficar ouvindo milhares de vezes a mesma coisa até compreender como chegar naquele resultado tão natural. Assim criamos o significado para o objeto.
Então, primeiramente, é preciso utilizar um repertório (estilo) "bem" conhecido, para que soe verdadeiro. Mesmo que você não seja um profissional, o fato de ouvir sempre o mesmo estilo acaba lhe influenciando e auxiliando na sua construção musical (você pode dizer: "sou eclético", eu também sou e sempre temos algo que nos atrai mais..rs).
Um segundo passo é entender que sua voz é única, é praticamente um RG.
O que quero dizer com isso é simples, pelo fato de ser única, em relação não somente ao timbre, mas também ao lugar certo para conseguir um brilho adequado, enfim... são muitas características que fazem parte da perfeição que é sua voz e, então, é preciso entender que você não cantará igual ao cantor (a) "A" ou "B", por isso, primeiramente falei do estilo que será a sua verdade, estilo não remete ao cantor admirado, mas AO ESTILO apenas..rs.. rock, pagode, fun...deixa para lá, acho que já deu para entender..rs
Muitas vezes será preciso mudar o tom para que consiga ter um bom proveito do seu aparato vocal e não tenha receio ou vergonha de fazer isso, a sua extensão nem sempre será a mesma do cantor admirado, prefira ter um bom resultado do que ficar roxo, rouco e "pagando mico" por berrar..rs
Acabamos retornando ao assunto de conhecimento técnico, mais uma vez, estude, pois somente estudando você terá conhecimento da sua extensão vocal, das possibilidades sonoras que podem ser alcançadas e do conforto para usar a sua ferramenta sem prejuízo e com qualidade.
Sendo assim,dei três dicas importantes para a construção do seu repertório:
Sendo assim,dei três dicas importantes para a construção do seu repertório:
- o canto será extensão da fala - nessa situação, ela tem que ser verdadeira, fazer parte do seu estilo de vida;
- cantar respeitando a sua extensão vocal, ou seja, cantar buscando uma área de brilho sem prejuízo vocal;
- conhecimento técnico vocal para executar da melhor maneira o que o estilo sugere.
Se tiver alguma experiência ou se quiser fazer algum comentário sobre este post, faça logo abaixo, não esqueça de se inscrever no canal do youtube, é bem ao lado, de compartilhar com seus amigos e, continue acompanhando que em breve trarei algumas novidades.
Caso você queira se aperfeiçoar nas técnicas vocais,
entre em contato comigo CLICANDO AQUI.
Caso você queira se aperfeiçoar nas técnicas vocais,
entre em contato comigo CLICANDO AQUI.
Muito bom este artigo Tato.
ResponderExcluir