Não é uma tarefa tão complicada encontrar pessoas com problemas de articulação, cantores que se tornam difíceis de entender por ter uma articulação deficiente ou que até mesmo quem torna o ato de cantar mais desconfortável tecnicamente do que realmente é.
A postagem de hoje como o título já sugere é sobre articulação, mas onde que a articulação pode de fato atrapalhar?
Bom, primeiramente vamos lembrar que quando cantamos estamos comunicando algo e que se houver uma falha na transmissão da mensagem, fatalmente haverá uma falha no recebimento da mesma.
A articulação envolve alguns componentes do mecanismo articulatório (óbvio) - lábios, mandíbula, palato duro, palato mole e dentes - eles serão responsáveis pela definição das palavras, da qualidade sonora emitida e, até mesmo, podem prejudicar a afinação, por isso é um fator muito importante tecnicamente falando.
Como saber se você tem alguma deficiência neste mecanismo? Então, sozinho é um pouco complicado, mas não é impossível, claro que o acompanhamento de um profissional da voz seria ótimo para o seu desenvolvimento, porém, vou deixar algumas sugestões que podem ser um passo importante:
- se ouça cantando ou falando (caso não esteja muito claro, capriche mais na articulação, exagere ao estudar, isso fará com que você condicione a musculatura facial que contribuirá para o controle da articulação dos lábios..mandíbulas...)
- as vogais não são iguais (procure perceber a sonoridade das vogais e corrigir problemas que as tornem parecidas ou com som não adequado. Por exemplo: é sou diferente de ê, os acentos precisam ser articulados da maneira correta)
- cuidado com as consoantes (a formação das consoantes precisa ser realizado da maneira correta pois ela pode estar prejudicando a formação da vogal, deixando claro que praticamente todas as vogais são surdas, ou seja, não tem som próprio, apenas se estiverem com vogais)
- exercite com trava línguas (é uma forma lúdica que como o próprio nome diz é uma bagunça lingual", nem sei se isso existe ...rs ... mas ao procurar articular da maneira correta cada sílaba, primeiramente sem pressa e depois aumentando a velocidade, lhe trará maior controle deste mecanismo tão importante.
- Deus ajuda quem cedo madruga (essa é a melhor dica..rs.. se você se prepara, consegue resultados. Se ficar esperando com a divina preguiça que o Espírito Santo desça sobre você e lhe ensine, "tá de brincadeira"?!rsrs.. Se possível procure um profissional da voz para lhe auxiliar não somente nesta questão, mas no desenvolvimento do canto como um todo, você verá que há muito mais a se aprender e com certeza lhe fará bem fazer aos que te escutam bem.
Não esqueça de deixar seu comentário ou sugestão e de compartilhar.
Não damos muita importância para articulação , até descobrirmos quanta diferença ela é capaz de produzir no nosso cantar quando aprendemos a utilizar esta ferramenta. Obrigada Tato pelo aprendizado adquirido nestes anos.
ResponderExcluirOi Cida, realmente a falta de informação faz com que muitos cantores não se atentem à importância das questões técnicas como a articulação, por exemplo.
ExcluirObrigado pelo comentário e por acompanhar o blog.
Que Deus te abençoe! Até mais.
Não damos muita importância para articulação , até descobrirmos quanta diferença ela é capaz de produzir no nosso cantar quando aprendemos a utilizar esta ferramenta. Obrigada Tato pelo aprendizado adquirido nestes anos.
ResponderExcluir