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ESTOU TRISTE, NÃO VOU CANTAR! MAS... E O KIKO?


E de repente você acorda em um dia não muito bom ou você teve um dia não muito legal no qual aconteceram "N" coisas que o levaram à se sentir bad, pra baixo, enfim, você está "de bode" e você lembra daquele compromisso em que assumiu já faz uma semana, um mês... e precisa cantar, como fica? Vai deixar de cantar por estar triste?
Antes da sua resposta, façamos uma análise de algumas questões técnicas extremamente relevantes sobre acústica vocal e emoção.
Bom, acústica vocal, o que você sabe sobre isso? Já ouviu falar disso?
De maneira simplista, vamos às associações para clarear as ideias. Imagine um violino e um violoncelo, não precisa pensar na marca, apenas no instrumento..rs.. qual dos dois tem o som mais grave e o mais agudo? (lembrando que agudo é o som "fininho" e o grave o som "grosso").
Que ótimo, você conseguiu identificar uma qualidade timbrística destes instrumentos! E, continuando a análise associativa, por que eles apresentam essa diferença?
Muito bom, você deve ter dito que é por causa do tamanho (se não sabia a resposta, aiaiai...), isso mesmo, é por causa do tamanho, quanto maior ou quanto mais espaço (para o ar reverberar, ecoar) o instrumento apresentar mais grave será o seu som, certo? 
Agora vamos pensar na acústica vocal, quando se está triste quais são as características do timbre emitido? 
Fala mais pausada e o som fica "meio pra baixo", beleza, estes dois exemplos já são o suficiente para continuarmos. Eles são a característica da acústica vocal relacionada à emoção que está se sentindo. Cada emoção tem uma característica que nos permitir estabelecer uma comunicação com o outro, independente da língua utilizada temos a capacidade de identificar a emoção que o outro sente.
Não perca o fio da meada, "bora" continuar!rs
Mas estou triste e não estou bem para cantar! Quem nunca?!?!
Olha meu "quirido", minha "quirida", temos a voz falada e a voz cantada, na voz falada tudo acontece de forma natural, não pensamos para respirar (ainda bem, porque tem muita gente esquecida e aí seria um problemão), não pensamos na maneira de articular quando estamos felizes ou triste, simplesmente acontece e, na voz cantada, acontece totalmente contrário, precisamos pensar na maneira de respirar, qual será o tipo de respiração ideal para determinado fraseado, sobre como será a articulação para alcançar aquele som, enfim, a voz cantada independe do sentimento que lhe acompanha, "tendeu"?
Isso tudo que citei irá compor a acústica vocal - o tipo de respiração que será utilizada, a articulação, posicionamento do véu palatino, da hióde, etc. São vários fatores que entram em questão de forma a compor a qualidade vocal para determinada canção. Ou seja, você pode continuar triste, mas não deixe de controlar a sua acústica vocal, afinal, no final das contas, quem te ouve espera a sua voz para se sentir bem!

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