É o tipo de pergunta "tão natural quanto a luz do dia", na última semana recebi algumas perguntas relacionadas à isso e achei que seria interessante falar sobre o assunto e aproveitar para "desmistificar o mito" do tal tipo de voz.
Bom, criou-se um algo sei lá o quê que faz com que as pessoas tenham um interesse absurdo em saber sobre qual é o seu tipo de voz, como se isso fosse mudar a sua vida, como se por um passe de mágica, o fato de você ser "A" ou "B" você se torne melhor do que "C" ou "D", enfim, a classificação vocal tem grande utilidade em peças eruditas, incluindo corais contemporâneos, pois, para esse tipo de música é feito um arranjo pensando em determinada extensão vocal, ou seja, as nuances e leveza proporcionadas por determinado tipo de voz, não será executada do mesmo modo se outro tipo de voz vier à tomar o seu lugar.
Talvez você se ache o espertinho e pensou: "mas posso transpor a música", ahhhh espertinho.... ok, quando você for um regente e se deparar com isso, lembre-se que será preciso transpor TOOOODDDDOOSSSS os arranjos da orquestra também, além dos arranjos vocais, coisa simples! Sem contar que a intenção do arranjo está no timbre daquele tipo de voz para o qual o arranjo foi escrito. Por isso é importante saber a extensão vocal para se executar uma música erudita.
No canto popular, nós temos a liberdade de poder alterar a tonalidade e tornar a música mais "fácil" caso ela tenha aquele momento mais complicado, principalmente se não tiver o conhecimento técnico para poder desenvolver a música de forma mais agradável aos ouvintes.
Enfim, resumindo, a classificação vocal tem muito mais utilidade em músicas eruditas, pois são arranjos pensados em determinada extensão vocal e determinado resultado timbrístico, para o canto popular, é algo tão importante quanto tapar o sol com a peneira..rs
Outra coisa que quero aproveitar o momento e desmistificar, é a questão de "ser soprano é melhor do que ser contralto, né?" ou "ser tenor é melhor do que ser baixo, né?" Meu "quirido", preste atenção..rs... cada tipo de voz tem a sua qualidade e a sua importância e ela será bela por trazer a sua característica, sua voz é única e, é preciso encontrar em qual região apresentará melhor desempenho, melhor brilho.. enfim...
NÃO EXISTE VOZ RUIM, EXISTE VOZ MAL UTILIZADA!
Aí entra importância de um preparador vocal, para lhe ajudar à encontrar a sua maneira de colocar a voz, já que temos "N" possibilidades vocais, uma dessas possibilidades será a mas interessante para que você posse dizer, essa e a minha voz!rs
Não esqueça de se inscrever no canal que é atualizado mensalmente, em breve mais novidades por lá, fique ligado e me acompanhe também em outras redes sociais.
Ai sim... nada melhor que o conhecimento para derrubar os mitos. Quando aprendemos a usar a nossa voz , vamos saber admirar a beleza dos outros e da nossa. Parabéns Tato !!!
ResponderExcluirIsso mesmo Cida!!!
ExcluirObrigado pelo comentário! =)
Ai sim... nada melhor que o conhecimento para derrubar os mitos. Quando aprendemos a usar a nossa voz , vamos saber admirar a beleza dos outros e da nossa. Parabéns Tato !!!
ResponderExcluirIsso aí !tessitura vocal é ferramenta de trabalho 🎤🎵😃
ResponderExcluirOu de dor de cabeça se não for compreendida...rs
ExcluirObrigado pelo comentário.
Muito interessante essa informação do arranjo para o canto erudito. Não sabia.
ResponderExcluirEu vivo aprendendo, a minha formação me trouxe muita bagagem, mas enfim...sei que sempre estamos aprendendo.
ExcluirObrigado pelo comentário! =)