Pular para o conteúdo principal

QUAL É O SEU TIPO DE VOZ?

É o tipo de pergunta  "tão natural quanto a luz do dia", na última semana recebi algumas perguntas relacionadas à isso e achei que seria interessante falar sobre o assunto e aproveitar para "desmistificar o mito" do tal tipo de voz.

Bom, criou-se um algo sei lá o quê que faz com que as pessoas tenham um interesse absurdo em saber sobre qual é o seu tipo de voz, como se isso fosse mudar a sua vida, como se por um passe de mágica, o fato de você ser "A" ou "B" você se torne melhor do que "C" ou "D", enfim, a classificação vocal tem grande utilidade em peças eruditas, incluindo corais contemporâneos, pois, para esse tipo de música é feito um arranjo pensando em determinada extensão vocal, ou seja, as nuances e leveza proporcionadas por determinado tipo de voz, não será executada do mesmo modo se outro tipo de voz vier à tomar o seu lugar. 

Talvez você se ache o espertinho e pensou: "mas posso transpor a música", ahhhh espertinho.... ok, quando você for um regente e se deparar com isso, lembre-se que será preciso transpor TOOOODDDDOOSSSS os arranjos da orquestra também, além dos arranjos vocais, coisa simples! Sem contar que a intenção do arranjo está no timbre daquele tipo de voz para o qual o arranjo foi escrito. Por isso é importante saber a extensão vocal para se executar uma música erudita.
No canto popular, nós temos  a liberdade de poder alterar a tonalidade e tornar a música mais "fácil" caso ela tenha aquele momento mais complicado, principalmente se não tiver o conhecimento técnico para poder desenvolver a música de forma mais agradável aos ouvintes.
Enfim, resumindo, a classificação vocal tem muito mais utilidade em músicas eruditas, pois são arranjos pensados em determinada extensão vocal e determinado resultado timbrístico, para o canto popular, é algo tão importante quanto tapar o sol com a peneira..rs
Outra coisa que quero aproveitar o momento e desmistificar, é a questão de "ser soprano é melhor do que ser contralto, né?" ou "ser tenor é melhor do que ser baixo, né?" Meu "quirido", preste atenção..rs... cada tipo de voz tem a sua qualidade e a sua importância e ela será bela por trazer a sua característica, sua voz é única e, é preciso encontrar em qual região apresentará melhor desempenho, melhor brilho.. enfim... 

NÃO EXISTE VOZ RUIM, EXISTE VOZ MAL UTILIZADA!

Aí entra importância de um preparador vocal, para lhe ajudar à encontrar a sua maneira de colocar a voz, já que temos "N" possibilidades vocais, uma dessas possibilidades será a mas interessante para que você posse dizer, essa e a minha voz!rs
Não esqueça de se inscrever no canal que é atualizado mensalmente, em breve mais novidades por lá, fique ligado e me acompanhe também em outras redes sociais.

Caso você queira se aperfeiçoar nas técnicas vocais,
entre em contato comigo CLICANDO AQUI.



Comentários

  1. Ai sim... nada melhor que o conhecimento para derrubar os mitos. Quando aprendemos a usar a nossa voz , vamos saber admirar a beleza dos outros e da nossa. Parabéns Tato !!!

    ResponderExcluir
  2. Ai sim... nada melhor que o conhecimento para derrubar os mitos. Quando aprendemos a usar a nossa voz , vamos saber admirar a beleza dos outros e da nossa. Parabéns Tato !!!

    ResponderExcluir
  3. Isso aí !tessitura vocal é ferramenta de trabalho 🎤🎵😃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou de dor de cabeça se não for compreendida...rs
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  4. Muito interessante essa informação do arranjo para o canto erudito. Não sabia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivo aprendendo, a minha formação me trouxe muita bagagem, mas enfim...sei que sempre estamos aprendendo.
      Obrigado pelo comentário! =)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

8 MOTIVOS PARA DESAFINAR

De acordo com o site Dicionário Informal o termo desafinar significa  tocar ou cantar a nota musical em desacordo com os instrumentos ou as demais vozes. Talvez você de forma educada e bem leve pense " o cara não leva jeito, ou noooossssaaa, que cara ruim!!!" Tudo isso delicadamente, é claro! Bom, vamos às explicações das causas. Primeiramente vamos às técnicas que causam a desafinação, ou melhor, vamos falar da falta de técnica..rs 1. Má articulação - posicionamento da língua na formação da vogal; 2. Má articulação - posicionamento errado da língua na formação da consoante, prejudicando a sonoridade da vogal; 3. falta de controle do mecanismo respiratório e relaxamento do apoio prejudicando principalmente em notas agudas; 4. fechamento da "garganta" em notas agudas, não permitindo que haja a passagem da voz de peito para a voz de cabeça (não deixa de ser má formação da vogal, porém em notas agudas, posicionando a língua na parte posterior d...

AQUECIMENTO VOCAL - O QUE NÃO TE CONTAM

Uma das coisas mais interessantes para desmistificar no aluno iniciante é sobre como o aquecimento vocal se torna irrelevante quando utilizado de forma incorreta, tantas pessoas que cantam há tanto tempo não tem conhecimento do que é e para que serve um exercício e outro, e, com o tempo, muitos deixam de lado essa prática que tanto benefício traz ao que canta, por diversos motivos, mas, talvez, o principal deles é pensar que sua voz não é especial, o que não é verdade.  Deixei dois vídeos sobre a importância do aquecimento vocal para você curtir e compartilhar, são vídeos curtinhos, mas que com certeza lhe trarão alguma novidade interessante. São dicas de quem já desenvolve a voz de várias pessoas profissionalmente há mais 15 anos. Assista logo, em breve eles não farão mais parte do conteúdo gratuito e sim de um curso que estou desenvolvendo. Bons estudos!!! No próximo vídeo faço um react a mim mesmo cantando a música Sem Você (Rosa de Saron) utilizando algumas das técnicas vocais...

HARMONIA VOCAL X SOLO

Uma boa parceria nasce de uma compreensão do espaço que cada um tem e como utilizar a unidade para fazer com que algo possa ser potencializado, na música não é diferente e é sobre isso que iremos refletir nesta postagem, não tem como uma harmonia funcionar bem se ela não entende que as regras servem para engrandecer uma mensagem . Os meus alunos sempre me ouvem dizer sobre a qualidade desta dupla, Marcos e Belluti são referência técnica tanto na questão individual quanto na hormonia, isso é inquestionável. Como já dito em outras postagens, é de extrema importância o saber ouvir para saber se posicionar, como a primeira voz se posiciona me dirá como e quais os espaços posso preencher, pois como uma conversa é necessário compreender até que ponto posso ir sem prejudicar o espaço do outro, caso contrário o diálogo é interrompido e no caso da música, a harmonia é prejudicada, havendo desencontros que podem ir da falha rítmica das palavras até a um timbre desajustado, resumindo: não acontec...