Acústica vocal pode ser entendida como o posicionamento de todo o mecanismo fonatório (articulação e respiração) para a produção da voz, seja na voz falada ou cantada.
A relação respiração X articulação produz um determinado timbre que pode variar entre um som mais denso e um som mais leve, assim, trazendo uma maior compreensão (do ouvinte) do conteúdo que está sendo falado ou cantado.
Portanto, a acústica vocal está diretamente ligada à interpretação, quanto maior o entendimento dos tipos de respiração e dos modos de articulação, maior será a capacidade de interpretar determinado texto ou cantar determinada música.
Sendo assim, a interpretação pode ser aprendida e não fica dependendo do chamado "dom", qualquer um pode aprender à ser um bom intérprete, basta ter um bom "voice coach" ou um bom professor de técnica vocal que entenda do assunto.
Quando aliamos a compreensão do texto (cantado ou falado) ao esquema vocal escolhido para transmitir tal sensação, temos uma boa interpretação e a mensagem chega com maior consistência ao ouvinte.
A acústica vocal está diretamente ligada ao estado emocional, mas isso é assunto para uma outra postagem. Até mais!
Comentários
Postar um comentário