Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem e com certeza fica estampada na cara de muitos!
É muito complicado para os membros de uma banda falarem para o seu vocalista buscar o desenvolvimento técnico, ou para o seu amigo que "acha" que canta bem procurar desenvolver melhor o que ele "tanto sabe", embora muitas vezes surjam as indiretas e raríssimas vezes as diretas. O normal mesmo é a presença dos comentários "negativos" sobre o cantor que erra o ritmo, afinação e que com certeza causa um tremendo mal estar aos ouvintes.
Bom, isso tudo você com certeza já sabe, e, talvez, seja você a pessoa que precisa de ajuda, mas e aí? Como posso te ajudar?
Vamos por partes, primeiro vamos tentar ajudar à você que tem um amigo ou conhecido que tem essa dificuldade em reconhecer que precisa de ajuda para melhorar.
Darei algumas dicas que podem ajudar nesta questão, como você já deve saber, sou Psicopedagogo Especialista em Técnica Vocal, então, aproveite esta "consulta" na faixa que estou dando.
1. A pessoa que apresenta certa dificuldade em reconhecer seus erros na questão do canto, também apresenta dificuldade em reconhecer seus erros no seu cotidiano, então seria uma boa procurar auxiliar essa pessoa "extra" canto, no decorrer dos dias tentando de forma pacífica fazê-la reconhecer suas deficiências, esse desenvolvimento ela deve trazer para o canto aos poucos.
2. Grave essa pessoa cantando e apresente à ela as falhas e fortaleça a ideia de que ela consegue fazer melhor, mas que precisará de ajuda para isso.
3. Mostre uma pessoa que cante melhor que ela e a peça para fazer igual (essa foi maldade!rsrs).
4. Se esta pessoa fizer parte da sua banda, tenha paciência, o fato de você saber algo à mais não significa que você seja melhor, amizade, apoio e paciência fazem parte do desenvolvimento em conjunto, se ela melhorar, você melhora e a banda se sairá melhor.
5. Talvez esta pessoa tenha a sua percepção sobre as coisas alterada e seja necessário paciência e persistência para encontrar o motivo disso, em alguns casos o acompanhamento de um psicólogo seja necessário.
Agora vou falar com você que canta, você estuda? Se sim, legal, parabéns! Mas não pense que acabou, é importante refletir sempre onde eu posso melhorar e como farei para isso, nunca pense que está bom, sempre podemos evoluir na questão musical.
Como a música faz parte da extensão da comunicação humana, é importante avaliar o "como está meu processo de comunicação com o mundo ao meu redor?"
O relacionamento com os outros e com as coisas dizem o que sou e se estendem através do canto para com os outros, sendo assim, é extremamente importante essa auto avaliação para o desenvolvimento com o canto.
Para você que canta e nunca estudou ou não estuda no momento, o que passa na sua cabeça? Acha que já sabe tudo? Que canta muito bem e não precisa mais de ajuda? Não se deixe enganar pela sua percepção, sempre podemos melhorar, nunca estaremos prontos!
Estas foram algumas visões psicopedagógicas possíveis para uma pessoa não buscar o seu desenvolvimento técnico, é claro que as causas podem ser outras, mas espero ter ajudado de alguma forma e fica a dica, compartilhe na time line do seu amigo ou mande em off no WhatsApp ou Messenger para que ele não fique sem graça, quem sabe você não o ajuda à ser melhor.
Comentários
Postar um comentário