Pular para o conteúdo principal

ESTUDAR TÉCNICA VOCAL? POR QUÊ?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem e com certeza fica estampada na cara de muitos!

É muito complicado para os membros de uma banda falarem para o seu vocalista buscar o desenvolvimento técnico, ou para o seu amigo que "acha" que canta bem procurar desenvolver melhor o que ele "tanto sabe", embora muitas vezes surjam as indiretas e raríssimas vezes as diretas. O normal mesmo é a presença dos comentários "negativos" sobre o cantor que erra o ritmo, afinação e que com certeza causa um tremendo mal estar aos ouvintes.

Bom, isso tudo você com certeza já sabe, e, talvez, seja você a pessoa que precisa de ajuda, mas e aí? Como posso te ajudar?

Vamos por partes, primeiro vamos tentar ajudar à você que tem um amigo ou conhecido que tem essa dificuldade em reconhecer que precisa de ajuda para melhorar.
Darei algumas dicas que podem ajudar nesta questão, como você já deve saber, sou Psicopedagogo Especialista em Técnica Vocal, então, aproveite esta "consulta" na faixa que estou dando.
1. A pessoa que apresenta certa dificuldade em reconhecer seus erros na questão do canto, também apresenta dificuldade em reconhecer seus erros no seu cotidiano, então seria uma boa procurar auxiliar essa pessoa "extra" canto, no decorrer dos dias tentando de forma pacífica fazê-la reconhecer suas deficiências, esse desenvolvimento ela deve trazer para o canto aos poucos.
2. Grave essa pessoa cantando e apresente à ela as falhas e fortaleça a ideia de que ela consegue fazer melhor, mas que precisará de ajuda para isso.
3. Mostre uma pessoa que cante melhor que ela e a peça para fazer igual (essa foi maldade!rsrs).
4. Se esta pessoa fizer parte da sua banda, tenha paciência, o fato de você saber algo à mais não significa que você seja melhor, amizade, apoio e paciência fazem parte do desenvolvimento em conjunto, se ela melhorar, você melhora e a banda se sairá melhor.
5. Talvez esta pessoa tenha a sua percepção sobre as coisas alterada e seja necessário paciência e persistência para encontrar o motivo disso, em alguns casos o acompanhamento de um psicólogo seja necessário.

Agora vou falar com você que canta, você estuda? Se sim, legal, parabéns! Mas não pense que acabou, é importante refletir sempre onde eu posso melhorar e como farei para isso, nunca pense que está bom, sempre podemos evoluir na questão musical. 
Como a música faz parte da extensão da comunicação humana, é importante avaliar o "como está meu processo de comunicação com o mundo ao meu redor?"

O relacionamento com os outros e com as coisas dizem o que sou e se estendem através do canto para com os outros, sendo assim, é extremamente importante essa auto avaliação para o desenvolvimento com o canto.

Para você que canta e nunca estudou ou não estuda no momento, o que passa na sua cabeça? Acha que já sabe tudo? Que canta muito bem e não precisa mais de ajuda? Não se deixe enganar pela sua percepção, sempre podemos melhorar, nunca estaremos prontos!

Estas foram algumas visões psicopedagógicas possíveis para uma pessoa não buscar o seu desenvolvimento técnico, é claro que as causas podem ser outras, mas espero ter ajudado de alguma forma e fica a dica, compartilhe na time line do seu amigo ou mande em off no WhatsApp ou Messenger para que ele não fique sem graça, quem sabe você não o ajuda à ser melhor.

A verdade é uma só, quem faz aula de canto sabe o bem que faz, tanto na questão técnica como no relacionamento para com os outros. Na dúvida, sempre procure um profissional da voz qualificado!

Caso você queira se aperfeiçoar nas técnicas vocais,
entre em contato comigo CLICANDO AQUI.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 MOTIVOS PARA DESAFINAR

De acordo com o site Dicionário Informal o termo desafinar significa  tocar ou cantar a nota musical em desacordo com os instrumentos ou as demais vozes. Talvez você de forma educada e bem leve pense " o cara não leva jeito, ou noooossssaaa, que cara ruim!!!" Tudo isso delicadamente, é claro! Bom, vamos às explicações das causas. Primeiramente vamos às técnicas que causam a desafinação, ou melhor, vamos falar da falta de técnica..rs 1. Má articulação - posicionamento da língua na formação da vogal; 2. Má articulação - posicionamento errado da língua na formação da consoante, prejudicando a sonoridade da vogal; 3. falta de controle do mecanismo respiratório e relaxamento do apoio prejudicando principalmente em notas agudas; 4. fechamento da "garganta" em notas agudas, não permitindo que haja a passagem da voz de peito para a voz de cabeça (não deixa de ser má formação da vogal, porém em notas agudas, posicionando a língua na parte posterior d...

AQUECIMENTO VOCAL - O QUE NÃO TE CONTAM

Uma das coisas mais interessantes para desmistificar no aluno iniciante é sobre como o aquecimento vocal se torna irrelevante quando utilizado de forma incorreta, tantas pessoas que cantam há tanto tempo não tem conhecimento do que é e para que serve um exercício e outro, e, com o tempo, muitos deixam de lado essa prática que tanto benefício traz ao que canta, por diversos motivos, mas, talvez, o principal deles é pensar que sua voz não é especial, o que não é verdade.  Deixei dois vídeos sobre a importância do aquecimento vocal para você curtir e compartilhar, são vídeos curtinhos, mas que com certeza lhe trarão alguma novidade interessante. São dicas de quem já desenvolve a voz de várias pessoas profissionalmente há mais 15 anos. Assista logo, em breve eles não farão mais parte do conteúdo gratuito e sim de um curso que estou desenvolvendo. Bons estudos!!! No próximo vídeo faço um react a mim mesmo cantando a música Sem Você (Rosa de Saron) utilizando algumas das técnicas vocais...

HARMONIA VOCAL X SOLO

Uma boa parceria nasce de uma compreensão do espaço que cada um tem e como utilizar a unidade para fazer com que algo possa ser potencializado, na música não é diferente e é sobre isso que iremos refletir nesta postagem, não tem como uma harmonia funcionar bem se ela não entende que as regras servem para engrandecer uma mensagem . Os meus alunos sempre me ouvem dizer sobre a qualidade desta dupla, Marcos e Belluti são referência técnica tanto na questão individual quanto na hormonia, isso é inquestionável. Como já dito em outras postagens, é de extrema importância o saber ouvir para saber se posicionar, como a primeira voz se posiciona me dirá como e quais os espaços posso preencher, pois como uma conversa é necessário compreender até que ponto posso ir sem prejudicar o espaço do outro, caso contrário o diálogo é interrompido e no caso da música, a harmonia é prejudicada, havendo desencontros que podem ir da falha rítmica das palavras até a um timbre desajustado, resumindo: não acontec...