Pular para o conteúdo principal

O TIMBRE E A HARMONIA VOCAL


Não tem como falar sobre melhores bandas da história e não lembrar da banda britânica Queen, é uma referencia dentro do rock, é uma referência na construção de arranjos, composições, enfim, é uma super banda em que muitas outras acabaram se inspirando em diversos sentidos musicais, o fato é que é uma unanimidade que a formação e a qualidade da banda seja indiscutívelmente fantástica, ao meu ver, é praticamente impossível deixar alguma de suas musicas melhor do que elas são, como o nosso foco é a parte de harmonia vocal, iremos trazer alguns aspectos vocais que irão iluminar o nosso raciocício sobre a harmonia vocal.

Já conversamos sobre como é importante o controle da respiração para a construção timbrística vocal em diversos estilos, no podcast Voz é Tudo trabalhamos dois exemplos de forma prática para que uma ideia inicial fosse concebida  e que você entenda  de fato que como a música é uma extensão da fala, sendo assim, um estilo musical tem a sua própria linguagem, melhor dizendo ou exemplificando, seria como se um determinado local utilizasse muitas gírias, para que a sua comunicação aconteça de forma eficiente é necessário que as gírias façam parte do diálogo, ficou claro?

Não tem como construir um arranjo sem entender o estilo, não tem como a voz não trazer para si as caracteristicas enraizadas em uma linguagem, soa desconexo, sem sentido e a interpretação soa pobre no sentido de não alcançar o seu objetivo, o diálogo com quem ouve.

Daí a importância na construção do timbre que corresponda a um determinado estilo musical e a Queen nos trouxe de forma clara o que estamos falando, a construção dos arranjos (de todos os intrumentos) foram inovadores para a época, as dobras vocais, a maneira como as linhas melódicas foram construídas foram muito bem pensadas e soa com assertividade a junção da ópera com o rock (Álbum Night at the opera), não soa rock nem ópera, os excessos que poderiam pender para um lado ou outro foram equilibrados de forma que as vozes briham como em uma música popular mas ainda sim apresentam um som denso como se fosse um coral tradicional e este é o timbre que buscamos, o que diz o que de fato a música é, o que a banda no contexto geral apresenta em sua mensagem, este é o timbre ideal para a nossa harmonia vocal.

Claro que não adianta saber a teoria. A prática e o conhecimento da estrutura laríngea auxilia e muito em como construir uma sonoridade que seja capaz de potencializar a mensagem contida em uma canção, portanto é fundamental o estudo de tecnicas vocais.

Continue estudando sobre o timbre e harmonia vocal no podcast, logo abaixo, com exercício no final do episódio, bons estudos!


Caso você queira se aperfeiçoar nas técnicas vocais,
entre em contato comigo CLICANDO AQUI.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 MOTIVOS PARA DESAFINAR

De acordo com o site Dicionário Informal o termo desafinar significa  tocar ou cantar a nota musical em desacordo com os instrumentos ou as demais vozes. Talvez você de forma educada e bem leve pense " o cara não leva jeito, ou noooossssaaa, que cara ruim!!!" Tudo isso delicadamente, é claro! Bom, vamos às explicações das causas. Primeiramente vamos às técnicas que causam a desafinação, ou melhor, vamos falar da falta de técnica..rs 1. Má articulação - posicionamento da língua na formação da vogal; 2. Má articulação - posicionamento errado da língua na formação da consoante, prejudicando a sonoridade da vogal; 3. falta de controle do mecanismo respiratório e relaxamento do apoio prejudicando principalmente em notas agudas; 4. fechamento da "garganta" em notas agudas, não permitindo que haja a passagem da voz de peito para a voz de cabeça (não deixa de ser má formação da vogal, porém em notas agudas, posicionando a língua na parte posterior d...

AQUECIMENTO VOCAL - O QUE NÃO TE CONTAM

Uma das coisas mais interessantes para desmistificar no aluno iniciante é sobre como o aquecimento vocal se torna irrelevante quando utilizado de forma incorreta, tantas pessoas que cantam há tanto tempo não tem conhecimento do que é e para que serve um exercício e outro, e, com o tempo, muitos deixam de lado essa prática que tanto benefício traz ao que canta, por diversos motivos, mas, talvez, o principal deles é pensar que sua voz não é especial, o que não é verdade.  Deixei dois vídeos sobre a importância do aquecimento vocal para você curtir e compartilhar, são vídeos curtinhos, mas que com certeza lhe trarão alguma novidade interessante. São dicas de quem já desenvolve a voz de várias pessoas profissionalmente há mais 15 anos. Assista logo, em breve eles não farão mais parte do conteúdo gratuito e sim de um curso que estou desenvolvendo. Bons estudos!!! No próximo vídeo faço um react a mim mesmo cantando a música Sem Você (Rosa de Saron) utilizando algumas das técnicas vocais...

HARMONIA VOCAL X SOLO

Uma boa parceria nasce de uma compreensão do espaço que cada um tem e como utilizar a unidade para fazer com que algo possa ser potencializado, na música não é diferente e é sobre isso que iremos refletir nesta postagem, não tem como uma harmonia funcionar bem se ela não entende que as regras servem para engrandecer uma mensagem . Os meus alunos sempre me ouvem dizer sobre a qualidade desta dupla, Marcos e Belluti são referência técnica tanto na questão individual quanto na hormonia, isso é inquestionável. Como já dito em outras postagens, é de extrema importância o saber ouvir para saber se posicionar, como a primeira voz se posiciona me dirá como e quais os espaços posso preencher, pois como uma conversa é necessário compreender até que ponto posso ir sem prejudicar o espaço do outro, caso contrário o diálogo é interrompido e no caso da música, a harmonia é prejudicada, havendo desencontros que podem ir da falha rítmica das palavras até a um timbre desajustado, resumindo: não acontec...