Pular para o conteúdo principal

POR QUE DEVO ME PREOCUPAR COM A RESPIRAÇÃO PARA CANTAR?


Como já foi dito em uma postagem anterior (clique aqui para ler), o ato de respirar, no canto, nos faz unir o nosso subconsciente com o nosso consciente, fazendo do cantar uma experiência única onde é possível não somente controlar as emoções, mas simular as emoções para se transmitir uma determinada mensagem. 

Como assim, controlar emoções?
Como também já foi dito em outra postagem (clique aqui para ler), há uma ligação entre a emoção e o canto, no qual a emoção pode ser responsável por nossos atos e por consequência, do nosso canto e, o ato de respirar, (de forma controlada), nos ajuda no equilíbrio entre químicos cerebrais e hormônios (que são responsáveis por nosso bem estar), sendo assim, os exercícios de respiração que muitos atores e cantores fazem, servem, não somente para melhorar o controle do mecanismo respiratório, que é de extrema importância no canto, pois com esse controle é possível não somente melhorar a projeção vocal, mas também a qualidade em termos de afinação e sustentação de uma nota, por exemplo.
O ato de respirar, é uma maneira que genialmente nosso corpo encontra para, também, realizar as trocas gasosas tão importantes para o nosso corpo (gás carbônico X oxigênio, você já deve ter aprendido isso na escola.rs), mas também é um processo que pode nos trazer conforto e equilíbrio emocional, vamos chamar isso de meditação, não é preciso fazer o "aaahummm", se preocupe em conhecer o seu corpo enquanto respira, esvazie sua mente e apenas se preocupe em prestar atenção no movimento que seu corpo faz enquanto respira, teremos duas consequências super importantes para destacar que podemos desenvolver com esse "exercício", uma delas é o tão sonhado e esperado controle emocional, que é claro, não depende exclusivamente disso, mas com certeza irá lhe auxiliar no controle da ansiedade por exemplo, e como já falamos sobre a influência da emoção no canto, será bem útil! E a outra coisa é que esse processo de autoconhecimento corporal, do funcionamento do mecanismo respiratório, irá lhe proporcionar um melhor desenvolvimento da respiração em se tratando de voz cantada, vamos resumir da seguinte maneira, no canto, o mais importante é o controle da saída de ar, não adianta saber puxar o ar como o lobo mau se na hora de soltar parece uma bexiga furada!rs
Futuramente vamos falar sobre os tipos de respiração e quais são as suas principais diferenças, lembrando mais uma vez que será muito bom para você ter o acompanhamento de um profissional da voz, seja um voice coach, um professor de canto (NÃO É A MESMA COISA!!!) ou um fonoaudiólogo, pois eles poderão lhe auxiliar na superação das suas dificuldades em termos de projeção vocal.

Caso você queira se aperfeiçoar nas técnicas vocais,
entre em contato comigo CLICANDO AQUI.



Comentários

  1. Muito bom este artigo. Ter consciência da minha respiração me ajuda muito quando tenho uma dor aguda, ou alguma situação que não tenho o controle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, obrigado pelo comentário.
      Verdade, a respiração está diretamente ligada ao nosso bem estar, muitas vezes a sabedoria popular cruza com a ciência, quantas vezes em um momento de raiva ou outra emoção alguém nos diz: calma.. respira e vai...rs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

8 MOTIVOS PARA DESAFINAR

De acordo com o site Dicionário Informal o termo desafinar significa  tocar ou cantar a nota musical em desacordo com os instrumentos ou as demais vozes. Talvez você de forma educada e bem leve pense " o cara não leva jeito, ou noooossssaaa, que cara ruim!!!" Tudo isso delicadamente, é claro! Bom, vamos às explicações das causas. Primeiramente vamos às técnicas que causam a desafinação, ou melhor, vamos falar da falta de técnica..rs 1. Má articulação - posicionamento da língua na formação da vogal; 2. Má articulação - posicionamento errado da língua na formação da consoante, prejudicando a sonoridade da vogal; 3. falta de controle do mecanismo respiratório e relaxamento do apoio prejudicando principalmente em notas agudas; 4. fechamento da "garganta" em notas agudas, não permitindo que haja a passagem da voz de peito para a voz de cabeça (não deixa de ser má formação da vogal, porém em notas agudas, posicionando a língua na parte posterior d...

AQUECIMENTO VOCAL - O QUE NÃO TE CONTAM

Uma das coisas mais interessantes para desmistificar no aluno iniciante é sobre como o aquecimento vocal se torna irrelevante quando utilizado de forma incorreta, tantas pessoas que cantam há tanto tempo não tem conhecimento do que é e para que serve um exercício e outro, e, com o tempo, muitos deixam de lado essa prática que tanto benefício traz ao que canta, por diversos motivos, mas, talvez, o principal deles é pensar que sua voz não é especial, o que não é verdade.  Deixei dois vídeos sobre a importância do aquecimento vocal para você curtir e compartilhar, são vídeos curtinhos, mas que com certeza lhe trarão alguma novidade interessante. São dicas de quem já desenvolve a voz de várias pessoas profissionalmente há mais 15 anos. Assista logo, em breve eles não farão mais parte do conteúdo gratuito e sim de um curso que estou desenvolvendo. Bons estudos!!! No próximo vídeo faço um react a mim mesmo cantando a música Sem Você (Rosa de Saron) utilizando algumas das técnicas vocais...

HARMONIA VOCAL X SOLO

Uma boa parceria nasce de uma compreensão do espaço que cada um tem e como utilizar a unidade para fazer com que algo possa ser potencializado, na música não é diferente e é sobre isso que iremos refletir nesta postagem, não tem como uma harmonia funcionar bem se ela não entende que as regras servem para engrandecer uma mensagem . Os meus alunos sempre me ouvem dizer sobre a qualidade desta dupla, Marcos e Belluti são referência técnica tanto na questão individual quanto na hormonia, isso é inquestionável. Como já dito em outras postagens, é de extrema importância o saber ouvir para saber se posicionar, como a primeira voz se posiciona me dirá como e quais os espaços posso preencher, pois como uma conversa é necessário compreender até que ponto posso ir sem prejudicar o espaço do outro, caso contrário o diálogo é interrompido e no caso da música, a harmonia é prejudicada, havendo desencontros que podem ir da falha rítmica das palavras até a um timbre desajustado, resumindo: não acontec...