Como a maior parte dos cantores sabe, a qualidade da voz cantada depende do controle de diversos mecanismos que regulam, direcionam o movimento do ar às cavidades aéreas para ganhar amplitude, do controle de músculos laríngeos e do controle do mecanismo respiratório, esse é o gás do canto.
Sem esse controle, é impossível ter uma voz projetada com qualidade e ter ao longo dos anos uma voz preservada.
A voz é um dos meios de expressão do ser humano e é através dela que manifestamos nossos sentimentos, ideias, transmitimos nossos pensamentos, anseios... e isso tudo acontece também no canto, a diferença entre a voz cantada e a voz falada também passa por esse "gás do canto".
Enquanto na voz falada o controle respiratório praticamente não existe de forma consciente (não pensamos para respirar ou em como usar tecnicamente os recursos conhecidos para emitir a voz com muita ou pouca pressão), na voz cantada este controle é indispensável para um boa projeção, para a dinâmica da música.
Dependendo do conhecimento do cantor, há o controle de músculos diafragmáticos ou intercostais e dentro de cada uma das técnicas utilizadas o resultado é característico, tornando o controle deste gás (ar) responsável por uma interpretação rica em recursos técnicos, assim melhorando a interpretação de uma canção, a aproximando (de forma compreensível) melhor do ouvinte.
Comentários
Postar um comentário