É muito difícil para mim, formado em Psicopedagogia, olhar para um indivíduo e enxergar apenas o que ele me apresenta. São tantas coisas que compõe o ser humano, que até as mais simples influenciam as suas atitudes, pensamentos e atos.
Sou pioneiro no meio acadêmico (até onde sei) sobre o assunto Psicopedagogia e Técnica Vocal, onde utilizo questões da Psicologia e Neurociência para o desenvolvimento do canto, e o mais engraçado é saber, isso, digo com certeza, porque tive um impulso que me fez pesquisar sobre o assunto e aplicar na prática, que:
"Nem todo problema relacionado à voz está associado à questões técnicas".
Vamos falar sobre afinação, bom, você já deve ter cometido esse erro, assim como eu já cometi também e não tenho vergonha alguma em falar sobre isso, acabamos dizendo sobre quem desafina, ou semitona (para os mais educados..rs) - "Nossa, canta mal heim?!", mas você sabia que este problema pode estar relacionado com alguma questão emocional, ou ainda, alguma disfunção na musculatura laríngea? (pode até ser até mesmo outro tipo de problema para falar a verdade, como na audição ou na interpretação deste som).
Hoje falarei da afinação como questão emocional, que é o meu foco de pesquisa. Já falei por alto sobre o assunto em, outro post (clique aqui para ler).
Somos mais complexos do que você imagina, e, sem perceber, trazemos toda uma carga emocional que influencia também o nosso cantar. Claro que não estou dizendo que todo problema de afinação está ligado à questão emocional, mas em muitos casos, sim, é possível que um cantor venha a apresentar dificuldade de afinação e o mais interessante é a causa disso, quais são os assuntos que você apresenta dificuldade para falar sobre? Quais são as situações que você se sente "travado"? Essas e outras questões que acabam apresentando a sua fragilidade na comunicação e na interação com os outros pode ser a chave para descobrir como superar um problema relacionado à afinação e até mesmo na maneira que um cantor coloca a voz (impostação).
Interessante e importante é saber que dificilmente controlamos nossas emoções, caso contrário seríamos um vulcano chamado Spok (um personagem do série Jornada nas Estrelas que não demonstra emoção), porém, podemos amenizar seus efeitos sobre o canto...
Preste atenção nas sugestões:
1. Nunca deixe de expressar seus sentimentos.
2. Se algo lhe incomoda, exponha sua opinião.
3. Não seja uma mola que se retrai o tempo todo, em um momento você pode estourar, para dentro ou para fora, lhe causando além de um simples mal estar (doenças psicossomáticas).
4. Procure ter um momento seu, para meditação ou oração (de acordo com sua crença).
5. Tenha momentos de lazer.
Algumas das dicas são para trabalhar a sua expressão e outras para lhe trazer equilíbrio entre os hormônios e químicos cerebrais que são de extrema importância para o bem estar do ser humano.
Bom, espero ter lhe ajudado, não esqueça de se inscrever no meu canal e acompanhar nas redes sociais.
Bom, espero ter lhe ajudado, não esqueça de se inscrever no meu canal e acompanhar nas redes sociais.
Comentários
Postar um comentário