Pular para o conteúdo principal

Postagens

ESTOU TRISTE, NÃO VOU CANTAR! MAS... E O KIKO?

E de repente você acorda em um dia não muito bom ou você teve um dia não muito legal no qual aconteceram "N" coisas que o levaram à se sentir bad, pra baixo, enfim, você está "de bode" e você lembra daquele compromisso em que assumiu já faz uma semana, um mês... e precisa cantar, como fica? Vai deixar de cantar por estar triste? Antes da sua resposta, façamos uma análise de algumas questões técnicas extremamente relevantes sobre acústica vocal e emoção. Bom, acústica vocal, o que você sabe sobre isso? Já ouviu falar disso? De maneira simplista, vamos às associações para clarear as ideias. Imagine um violino e um violoncelo, não precisa pensar na marca, apenas no instrumento..rs.. qual dos dois tem o som mais grave e o mais agudo? (lembrando que agudo é o som "fininho" e o grave o som "grosso"). Que ótimo, você conseguiu identificar uma qualidade timbrística destes instrumentos! E, continuando a análise associativa, por que eles aprese...

5 DICAS PARA MELHORAR A ARTICULAÇÃO

Não é uma tarefa tão complicada encontrar pessoas com problemas de articulação, cantores que se tornam difíceis de entender por ter uma articulação deficiente ou que até mesmo quem torna o ato de cantar mais desconfortável tecnicamente do que realmente é. A postagem de hoje como o título já sugere é sobre articulação, mas onde que a articulação pode de fato atrapalhar? Bom, primeiramente vamos lembrar que quando cantamos estamos comunicando algo e que se houver uma falha na transmissão da mensagem, fatalmente haverá uma falha no recebimento da mesma. A articulação envolve alguns componentes do mecanismo articulatório (óbvio) - lábios, mandíbula, palato duro, palato mole e dentes - eles serão responsáveis pela definição das palavras, da qualidade sonora emitida e, até mesmo, podem prejudicar a afinação, por isso é um fator muito importante tecnicamente falando. Como saber se você tem alguma deficiência neste mecanismo? Então, sozinho é um pouco complicado, mas não é impossíve...

3 DICAS PARA NÃO PASSAR VERGONHA - SAIBA QUAL É O TIPO DE MÚSICA É IDEAL PARA SUA VOZ.

É muito comum ouvirmos determinado cantor ou cantora e não conseguirmos imaginá-los em outro estilo de música, mas e você, sabe qual é o melhor estilo para o seu tipo de voz? Bom, já falei em posts passados sobre a música ser uma extensão da fala e sobre a importância em saber a sua extensão vocal e, para este post, nada mais justo do que unir os dois assuntos já abordados para formar um só. O tipo de música ideal para a sua voz estará ligado primeiramente à sua experiência de vida, onde o que se ouviu desde a infância formou a sua musicalidade se tornando a sua referência somada ao que conheceu ou está conhecendo ainda atualmente. Isso tudo forma a sua influência, será à partir disso que já conseguiremos dizer o que não deve fazer parte do seu repertório, não por falta de capacidade técnica, mas por falta de verdade! Soaria mentiroso em todos os aspectos, a falta de conexão entre o intérprete e a obra pelo fato de um não fazer parte da vida do outro. "Não tem como con...

8 MOTIVOS PARA DESAFINAR

De acordo com o site Dicionário Informal o termo desafinar significa  tocar ou cantar a nota musical em desacordo com os instrumentos ou as demais vozes. Talvez você de forma educada e bem leve pense " o cara não leva jeito, ou noooossssaaa, que cara ruim!!!" Tudo isso delicadamente, é claro! Bom, vamos às explicações das causas. Primeiramente vamos às técnicas que causam a desafinação, ou melhor, vamos falar da falta de técnica..rs 1. Má articulação - posicionamento da língua na formação da vogal; 2. Má articulação - posicionamento errado da língua na formação da consoante, prejudicando a sonoridade da vogal; 3. falta de controle do mecanismo respiratório e relaxamento do apoio prejudicando principalmente em notas agudas; 4. fechamento da "garganta" em notas agudas, não permitindo que haja a passagem da voz de peito para a voz de cabeça (não deixa de ser má formação da vogal, porém em notas agudas, posicionando a língua na parte posterior d...

QUAL É O SEU TIPO DE VOZ?

É o tipo de pergunta  "tão natural quanto a luz do dia", na última semana recebi algumas perguntas relacionadas à isso e achei que seria interessante falar sobre o assunto e aproveitar para "desmistificar o mito" do tal tipo de voz. Bom, criou-se um algo sei lá o quê que faz com que as pessoas tenham um interesse absurdo em saber sobre qual é o seu tipo de voz, como se isso fosse mudar a sua vida, como se por um passe de mágica, o fato de você ser "A" ou "B" você se torne melhor do que "C" ou "D", enfim, a classificação vocal tem grande utilidade em peças eruditas, incluindo corais contemporâneos, pois, para esse tipo de música é feito um arranjo pensando em determinada extensão vocal, ou seja, as nuances e leveza proporcionadas por determinado tipo de voz, não será executada do mesmo modo se outro tipo de voz vier à tomar o seu lugar.  Talvez você se ache o espertinho e pensou: "mas posso transpor a música", ...

E AGORA? ESTOU EM PROCESSO DE SIMBIOSE MUSICAL!!!

Todos temos aquele dia que parece que dá tudo errado, que é melhor ficar quieto porque se abrir a boca para falar um A o outro entende o alfabeto inteiro errado, e, acabamos levando essa sensação de que tudo está errado para a nossa atividade extracurricular, hobby , trabalho, amadorismo ou sei lá como você chama aquilo que você faz.... música!rs Tem dias que parece que "não rola", mas o que fazer? Bom, primeiramente, vamos começar do início: música é matéria!!! A partir do momento em que você precisa do ar para fazer algo, de que é necessário gastar uma energia para ter algum resultado, você está conferindo à aquela atividade o título de objeto concreto, que pode ser manipulado por ser concreto, ou seja, a música é matéria, o canto é matéria! Mas como o que canto é matéria? O canto precisa de ar.. respiração, pulmão... conectou as ideias?rs Piaget nos diz que o indivíduo só aprende algo quando ele estabelece uma relação com o objeto.  Se o canto (música em geral...

POR QUE DEVO ME PREOCUPAR COM A RESPIRAÇÃO PARA CANTAR?

Como já foi dito em uma postagem anterior (clique aqui para ler) , o ato de respirar, no canto, nos faz unir o nosso subconsciente com o nosso consciente, fazendo do cantar uma experiência única onde é possível não somente controlar as emoções, mas simular as emoções para se transmitir uma determinada mensagem.  Como assim, controlar emoções? Como também já foi dito em outra postagem (clique aqui para ler) , há uma ligação entre a emoção e o canto, no qual a emoção pode ser responsável por nossos atos e por consequência, do nosso canto e, o ato de respirar, (de forma controlada), nos ajuda no equilíbrio entre químicos cerebrais e hormônios (que são responsáveis por nosso bem estar), sendo assim, os exercícios de respiração que muitos atores e cantores fazem, servem, não somente para melhorar o controle do mecanismo respiratório, que é de extrema importância no canto, pois com esse controle é possível não somente melhorar a projeção vocal, mas também a qualidade em termo...